Bem-vindo!
Pontos de Observação

Capitèl - clique para saber mais

O capitèl é um dos símbolos mais marcantes da religiosidade do povo tirolês, trazida pelos fundadores a mais de 120 anos, esta tradição ainda se mantém viva nas casas dos moradores da Colônia Tirolesa. Sempre localizado na entrada das casas ou dos grupos familiares, o mesmo serve como proteção para a família. Construído em madeira ou alvenaria sempre traz consigo o Santo Padroeiro da Família.

Fonte Croz - clique para saber mais

Localizada no bairro Santa Olímpia, a fonte do “Cròz” (rocha dura) existe mesmo antes da fundação do bairro, quando ainda era uma fazenda de escravos, a mesma nunca secou e matou a sede de muita gente, especialmente os mais antigos. Possui um simbolismo muito forte na comunidade, pois antigamente a água do “Cròz” era utilizada para o preparo da comida e para a higiene (lavar roupas). Em 2000 a fonte passou por revitalização tanto da mata nativa em sua margem, bem como na sua purificação. A fonte fica localizada a 500 metros da praça Pe. Jacob Stenico em Santa Olímpia em uma área preservada e sua água é levada por tubulação subterrânea até a praça central, onde até hoje mata a sede dos moradores.

 

Igreja Santana - clique para saber mais

Localizada na praça do bairro de Santana, possui um grande mosaico apresentando a saga dos seus fundadores na fachada da igreja.

Igreja Imaculada Conceição - clique para saber mais

Localizada na praça do bairro Santa Olímpia, uma da poucas igrejas em estilo XXXX nas cidades da região, semelhante às igrejas dos vilarejos tiroleses da Europa, foi construída entre os anos de 1953 e 1956.
Até hoje é mantida a tradição dos fundadores tiroleses de “tocar o sino” como forma de aviso aos moradores dos acontecimentos como: festividades, visitas, nascimento e falecimento de moradores, como também em forma de proteção contra temporais e tempestades, cada acontecimento com um “toque” especifico. Uma curiosidade marcante é que o sino existente é de fabricação alemã, e foi produzido no final da 1º guerra mundial com o material dos canhões de artilharia, como forma de lembrar e homenagear os que perderam a vida durante a guerra e simbolizar o fim da guerra.

Madona Del Cedro - clique para saber mais

Localizado no bairro Santa Olímpia, em um pequena área de mata nativa, conhecido pelos mais antigos como “´ntra le vale” (entre os vales), que é localizado um pequeno santuário em homenagem a Nossa Senhora Imaculada Conceição. Em 1928, os moradores retiraram um pedaço de madeira “cedro” e encaminharam para um artista italiano em um mosteiro da capital, que confeccionou a imagem da santa em madeira maciça em tamanho natural e que esta no altar mor da igreja. Em comemoração aos 80 anos da santa foi construído este santuário que recebe visitas e peregrinação de moradores. Localizado a 2km da praça de Santa Olímpia.

Matinho - clique para saber mais

Localizado no bairro Santa Olímpia, é uma área remanescente de mata nativa onde pode ser encontrados dezenas de cedros, guarantãs, jatobás e jequitibás centenários, este pequeno fragmento de mata nativa é muito utilizado pelos moradores e grupos da comunidade para realização de piqueniques, palestras ambientais, encontros, dentre outras atividades. Localizado a 1km da Praça de Santa Olímpia.

Monumento dos Fundadores - clique para saber mais

Para homenagear o centenário da chegada dos primeiros imigrantes tiroleses, foi inaugurado em 1992 o monumento aos pioneiros. Nele estão representadas a família patriarca com o nome dos fundadores, bem como são representadas a religiosidade do povo tirolês (terço) e da economia de cada região por onde passaram os fundadores: Uva (Tirol), Café (Campinas/SP) e Cana (Piracicaba/SP). A obra é assinada pelo escultor piracicabano Marco Antonio Cavallari.

Museu Santana - clique para saber mais

Localizado no bairro de Santana, possui objetos, fotos e outros materiais que contam a história dos fundadores e da comunidade. Localizado a 50m da Praça de Santana.

 

Museu Santa Olímpia - clique para saber mais

Localizado na casa sede da Associação dos Moradores, construção mais antiga no bairro de Santa Olímpia, possui objetos, fotos e outros materiais que contam um pouco da historia dos fundadores e da comunidade. Localizado a 50m da Praça de Santa Olímpia.

Parreirais - clique para saber mais

Localizado nos dois bairros, o visitante pode conhecer os parreirais cultivados na Colônia. Na época da colheita o visitante pode se deliciar colhendo e saboreado a uva diretamente da parreira uma sensação inesquecível. Nestes são plantados diversas variedades de videiras, tanto para a produção de vinhos como para consumo. O cultivo ainda traz as características e técnicas trazidas pelos fundadores.

Praça Padre Jacob Stenico - clique para saber mais

Localizada em Santa Olímpia, em 2009 foi recaracterizada nos moldes das praças tirolesas, utilizando do conceito arquitetônico muito difundido na região trentina (praça seca), foram inseridos objetos característicos, tais como floreiras, arandelas, fontes, brasões, dentre outros detalhes. É uma das únicas neste estilo em toda a região.

Portal Trentino - clique para saber mais

Localizando na entrada da Colônia Tirolesa de Piracicaba, o Portal representa as famílias que fundaram os bairros Santa Olímpia e Santana. A ponta do monumento significa mãos postas como sinal de fé; As flechas simbolizam as direções tomadas pelos imigrantes ao formarem os dois bairros; A inscrição no arco, em italiano, 'Benvenutti alle comunitá trentine' traz o significado da união entre os dois bairros; A base representa os joelhos dos fundadores Jacob Correr e Bartolllo Vitti; A borboleta é o símbolo oficial da região de Trento; A flor simboliza a canção 'Massolin di Fiori', cantada pelos moradores; As alianças simbolizam a união dos bairros tiroleses. A obra foi realizada pelo escultor piracicabano Marco Antonio Cavallari.

Via Sacra - clique para saber mais

Localizada ao lado da Igreja Imaculada Conceição, a Via Sacra é uma antiga tradição arquitetônica e uma das poucas escadarias para as procissões das vias sacras ainda existentes no mundo. Construído em 1945, a grande escadaria possui 96 degraus, divididos em 15 lances de escada, um para cada estação da Via Sacra.

Rota Tirolesa - Santa Olímpia
Piracicaba - São Paulo - Brasil
Rota Tirolesa © 2011 Todos os direitos reservados.